1930- raça Álvaro Machado

 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

curiosidades

   a conquista do território
os nomes
   os nativos
   as ordens religiosas
   o pau-brasil
   a fortaleza
   o domínio holandês
   restauração e anexação
   novos ares de província


OS NOMES

1585
Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, foi o nome escolhido quando da sua fundação, no dia 5 de agosto, em homenagem ao santo do dia.

1588
Filipéia de Nossa Senhora das Neves em homenagem ao Rei Filipe II da Espanha, durante o período em que a Coroa Portuguesa foi incorporada à Coroa Espanhola (União Ibérica 1580-1640).

1634
Friederickstadt (Cidade de Frederico) ou Frederica em homenagem ao príncipe de Orange, Frederico Henrique de Nassau, durante os 20 anos de ocupação holandesa no nordeste brasileiro.

1654
Cidade da Parahyba ao iniciar o período de restauração após a expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro.

1930
João Pessoa numa homenagem ao político João Pessoa de Albuquerque, paraibano de Umbuzeiro, então presidente do Estado da Paraíba, assassinado na cidade de Recife em julho de 1930.


NOTAS

Filipéia x Felipéia - o nome Filipe (em espanhol) é grafado como Felipe na língua portuguesa. Daí encontrarmos, em alguns documentos, o nome da cidade grafado, também, como Felipéia.

A morte de João Pessoa é considerada o estopim da Revolução de 1930. Entretanto, para muitos, o fato não teve motivação política, porquanto o advogado João Dantas, o assassino, tivera seu escritório invadido pela tropas governamentais e que estas, conforme jornais da época, vazaram para a imprensa local as suas cartas amorosas de um romance com a professora Anayde Beiriz. Nada se provou, até agora, se a invasão fôra ordenada diretamente pelo Presidente ou por servidores a si mais aproximados, no intuito de municia-lo. Há, inclusive, quem afirme que essas cartas jamais existiram posto que jamais foram encontradas. Para a história só ficou o que foi noticiado nos jornais.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Horácio de - História da Paraíba
João Pessoa.Imprensa Universitária.1966

MELLO, José Octávio de Arruda - História da Paraíba: Lutas e Resistência
João Pessoa.A União.2002.7ª Edição

 

 


Free Guestbook


Registre sua visita

 

 
 
 
 
enquete para mudança do nome da capital da Paraíba
 
 
 
 
 
Prefeitura Municipal de João Pessoa