ROTEIRO DO LITORAL
Utilize o mapa abaixo
para navegar

 

Índice

portal

história da cidade

fotos

grandes personagens

instantâneos urbanos

arte e cultura

curiosidades

mapas

contato

 

 

   Praia do Jacaré  

A praia fluvial do Jacaré situa-se no estuário do Rio Paraíba, a oeste da praia de Intermares. O nome vem do apelido dado pelos ribeirinhos aos hidroaviões que ali pousavam para reabastecimento na década de 1950[1].
No início da década de 1970 abrigava cabanas de pescadores de caranguejos e siris, afora algumas oficinas de barcos, quando ali passou a funcionar o Bar do Gringo com seu famoso filé de agulha entre outras iguarias.
Depois inauguraram o Bar do Jacaré, que abria apenas durante o verão. O proprietário desse bar costumava ouvir música erudita enquanto atendia no balcão e com frequência ouvia o "Bolero" de Maurice Ravel. Alguém sugeriu passar o som para o trapiche repleto de mesas onde a clientela apreciava o pôr-do-sol. Pegou legal! O Bar do Jacaré manteve o padrão até fechar suas portas no final da década de 1990.
Entretanto, o "ritual" do pôr-do-sol sob os acordes do Bolero de Ravel continuou, graças aos vários bares e restaurantes que alí se estabeleceram e continuam em atividade.
 
Antes de se entronar num dos vários trapiches, vale uma visita à feirinha de artesanato onde são destaques as roupas feitas com o "algodão colorido naturalmente", uma exclusividade da agricultura paraibana.


Acervo: Google Imagens

 

O pôr-do-sol no Jacaré é um evento marcante no calendário turístico do litoral paraibano. O "chegar mais cedo" é aconselhável para participar confortavelmente das preliminares...
Há já algum tempo o "Bolero" é executado por instrumentistas com sax e violino, tendo seu clímax com Jurandy do Sax que executa a música durante cerca de 35 minutos até o último raio de sol. Através de ondas de frequência modulada o som é replicado em todos os bares da orla.


Foto-arquivo: Bete Maciel

 

Pode-se afirmar que o fenômeno ocorre em todos os lugares, sim. Mas o ecossistema local - diga-se a luminosidade atmosférica, o repouso das águas do rio, o recolhimento da fauna na ilha frontal e, acima de tudo, a quietude do ambiente - lhe confere uma exuberância que, aliada à música , transforma esse momento em verdadeiro elixir para a alma.


Acervo: Google Imagens


Notas:

[1] Agradecemos ao visitante Luiz Antônio, assinante da msg #57, que questionou a origem do nome da Praia do Jacaré. Em buscas efetuadas encontramos uma carta náutica de 1799, com o Plano do Porto da Paraíba, que no século XVIII já fazia referência à comunidade do Jacaré. Veja o documento...

 

TAGS
fotos de joao pessoa, praia do jacare, por-do-sol do jacare

atualizado: 19-Sep-2013