Praça Barão do Rio Branco

 



browse in English

 

Este sítio eletrônico utiliza tabelas com 920 pixels horizontais. Detectamos que o seu vídeo está configurado para pixels.

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 
 
A Parahyba na revolução de 1930
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portal da Cidade de João Pessoa

Não pretendo, neste espaço, um jornal eletrônico da cidade. Não tenho estrutura para isto. A idéia é homenagear a cidade onde vivo, escrevendo sobre sua história, suas belezas naturais, seu povo e suas tendências. Os textos, com assuntos do belo ao bizarro, seguirão, sempre, uma linha conceitual do cidadão vivendo a sua cidade.
                                                                   Carlos RL Guedes em 08-02-08

COTIDIANO


Esteja alerta
para os redutores de velocidade instalados em vias de grande fluxo da capital. Faça clic com o rato - como dizem os portugas - para ver a bela "prenda" a ser paga pelos que infringirem os limites...



erosão na praça de Iemanjá
Acompanhe a erosão na Praça de Iemanjá 
Veja em 2009
O problema persiste em 2012




Ponta do Seixas
A maré vem, progressivamente, tomando bom pedaço da orla aos proprietários das barracas.
Veja o local em agosto/09. As mesas estão praticamente aterradas. Num bate-papo informal com proprietários eles alegaram não dispor de terreno para a retração das palhoças. Alguns já trancaram as portas aguardando a implantação da "ilha de apoio ao turista", prometida pela prefeitura para 2010.
Veja o local em agosto de 2012. A maré, num movimento totalmente contrário, se mostra mais contundente e ameaça a estrutura das barracas.



A caminhada matinal
O hábito da caminhada matinal na orla de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra entranhou no pessoense. Diariamente, das 5 às 8 horas da manhã, o tráfego é fechado e, pouco a pouco, juntam-se mais e mais pessoas a essa tribo. A essas tribos, melhor dizendo, pois, além da expectativa de uma vida saudável, são vários os interesses demonstrados nas caminhadas pelas dondocas, "fitnessers", leopardos, gazelas, naturebas e, como não poderiam faltar, os corujas que gastam suas energias movimentando cansativamente o globo ocular... A caminhada tornou-se uma cultura local e vem "contaminando" outros bairros, a exemplo de Mangabeira que dedicou a Av. Hilton Souto Maior para esse fim.



clique para ampliar
Centro Histórico
Através do Convênio Brasil-Espanha para Revitalização da Cultura Ibérica, os sobrados da Praça Antenor Navarro foram restaurados em 1999 abrigando bares, cafés, e lojas de artesanato que sobreviveram até 2003. O programa tem escorregado em alguns pontos básicos, como os casarões multicoloridos que não traduzem os costumes locais e seguem padrões já utilizados noutras cidades antigas brasileiras. Atualmente o local é palco de eventos propostos pela Prefeitura Municipal e ONGs que tentam um soerguimento econômico-cultural do bairro do Varadouro com uma política voltada para a massa "convidada", enquanto o morador do bairro, nota-se claramente, porta-se como um estranho no ninho. O programa não conseguiu, ainda, integrar o elemento humano local. Fóra dos eventos, quem quer que se aventure por seus quarteirões à noite viverá emoções dignas dos filmes de Hitchcock.


clique para ampliar
Praia de Coqueirinho
Os hotéis e agências de turismo locais oferecem passeios pelo litoral sul. Todos incluem esse pequeno paraíso a 25Km da cidade. Visitar é obrigatório!

garagem contra o cidadão
Prefeitura ou CREA?

Não consigo entender como é autorizado o projeto de um prédio onde a entrada da garagem abocanha 70% da calçada que é pública. Veja em maior tamanho o flagrante desrespeito aos direitos do cidadão.

 

clique para ampliar
Mercado Central
A reforma dos galpões inicialmente motivou a revolta de alguns comerciantes que perderam investimentos em pontos incrementados ao longo de muitos anos. Porém, as instalações atuais propiciam aos usuários um melhor atendimento e satisfação num ambiente livre da sujeira e promiscuidade que existiam há mais de 30 anos.



clique para ampliar
Arte no muro do Espaço Cultural
O "graffiti" é uma forma de expressão criada na década de 1960. O grafiteiro procura interferir no espaço urbano para se expressar sobre as coisas que o cercam, seja homenageando ou denunciando. De uma forma ou de outra, o fato é que deixam a cidade mais bonita. Há grafiteiros de primeira linha em nossa cidade, geralmente anônimos e esquecidos pela mídia. Em junho/08 o Professor Pedro Nunes (UFPB) apresentou o trabalho "Graffiti: Visualidades Urbanas" no SESC-Centro, onde fotos e vídeos mostram o trabalho de Shiko, Mumia e Gigabrow.



clique para ampliar
D. Pedro II o gargalo continua
Apesar da reforma efetuada com mais duas faixas e o pontilhão em toda a sua largura, o corredor da Av. D. Pedro II continua lento, pois entre as 07:30 e 09:00 recebe a maior parte do fluxo de Mangabeira, Valentina e Bancários em direção ao centro da cidade. Como se vê na foto, tomada às 08:58 do dia 08-03-10, a paralização do tráfego na passarela da D. Pedro II ocorre em função do semáforo existente na Av. N.S. de Fátima, setecentos metros à frente.




Papéis de parede
Imagens da cidade para a sua área de trabalho. Em resolução de 1280x800, estas imagens fazem parte do acervo do Portal e podem ser utilizadas livremente...



clique para ampliar
Estação Ciência e Arte Cabo Branco
Em 2008, em seu aniversário de 423 anos, a cidade ganhou este belo espaço pretendido para apoio à cultura. A obra é um projeto do arquiteto Oscar Niemayer.



clique para ampliar
Civilidade... aonde?
Lamento que cenas como essa ainda ocorram com frequência em nossa cidade. Essa picape não está trafegando. Ela está estacionada no meio da rua. Ao entrar na loja, observei que o seu proprietário comentava com amigos sobre o bom desempenho do novo veículo. Lamentável o mal desempenho do motorista. Clique para ver melhor!

 

FOLCLORE E CURIOSIDADES
A praça e a divisão de classes sociais
Caixa d'Água e Mocidade - rivais em popularidade
A penitência do capitão-mor em 1744
O Barão de Abiaí e a arte da política
A primeira sessão de cinema por Nicola Parente
O Padre Azevedo e a primeira máquina de escrever
Padre Manoel de Moraes, um duplo desertor no Brasil holandês
A primeira rádio da cidade
Santos Coelho, um exemplo de dignidade e espírito público
A primeira fábrica de cimento do Brasil
A tragédia de Jau Balabrega no Teatro Santa Roza
Vassoura e seu mundo liberto de tudo e de todos
QUEREM MUDAR O NOME DA CIDADE

Vez por outra algum intelectual, artista ou representante comunitário levanta essa bandeira. Em março de 1999 o Sr. João Fernandes, deputado estadual pelo PSDB, enviou à Assembléia Legislativa sua proposição para um plebiscito estadual sobre o assunto. Os jornais, rádios e canais de TV, a nível estadual, divulgaram matérias a respeito. O assunto foi, durante longo tempo, o prato do dia no Ponto de Cem Réis, "a boca mais quente da cidade". A proposição foi engavetada.

Em 2007 o movimento voltou com força total impulsionado pelo vereador Eduardo Fuba. Segundo ele "...a sociedade é que deve escolher o nome da capital paraibana...".

Apesar de ter feito uma boa administração, combatendo o coronelismo e moralizando as leis tributárias, o cidadão João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque construiu toda a sua vida no Recife e no Rio de Janeiro até ser indicado pelo tio Epitácio Pessoa (senador e ex-Presidente da República) para governar o Estado da Paraíba. O político João Pessoa não tivera, até então, qualquer envolvimento com a cidade e o estado. (fonte: Jornal o Norte, edição de 03/11/2007). Vale a pena ler, no blog de Marcelo Vilar, "A verdadeira história da Parahyba", um texto repleto de detalhes incluindo a Revolução de 1930 e ações que se lhe seguiram resultando na mudança do nome da cidade.

Em linhas gerais, os defensores da mudança argumentam que

  • " ... o nome João Pessoa em nada caracteriza a cidade. A morte do interventor ocorreu por motivos passionais e sem vínculo político-partidário que envolvesse o interesse do Estado..."
  • " ... cidade com nome de gente não prospera, supostamente, em função da política praticada por famílias rivais quando estão no poder..."
  • ... a lastimável mudança do nome ocorreu em sessão extraordinária da Assembléia e apenas com correligionários da vítima..."
  • " ... associar o nome da cidade a um ponto geográfico como o Cabo Branco é de importância fundamental para a cidade, inclusive com incremento do turismo local..."

Sou favorável ao plebiscito para mudança do nome da cidade. Assim, mantenho uma enquete com nomes alternativos, a qual deverá servir como termômetro do movimento teor desta matéria. Se você acha o assunto interessante... veja o resultado parcial da enquete e vote! os paraibanos agradecem a sua participação.

 


Free Guestbook


Registre sua visita

 

UTILIDADE PÚBLICA

 

Lei Complementar 063/11
Torna público o espaço das calçadas quando rebaixadas para estacionamento. Baixe e imprima cópia da portaria que proíbe a colocação de cones ou correntes na calçcalçada de pontos comerciais.
# A Lei  excetua hospitais, farmácias, consultórios e clínicas médicas. Como política de boa vizinhança, imprima e porte o documento no seu veículo para apresentar ao proprietário do estabelecimento antes de comunicar à SEMOB pelo fone 3218-9310. A multa é de R$ 1.000,00 por infração.


Detran-PB

 

CONEXÕES


As faixas e links aqui listados são produto da utilização e/ou acesso ao serviço apresentado.
Espelham, tão somente, o reconhecimento e respeito pelo trabalho dos que fazem essas empresas e entidades.
Portanto, não têm remuneração nem sofrem qualquer relação de amizade.


Trinta: a falsa revolução
Ensaio do jornalista Sitônio Pinto sobre a Revolução de 1930
Luiz Carlos Prates - RBS TV
O Congresso Nacional e a farra das passagens aéreas. (imperdível)
Paulo Roberto Elias
Saiba mais sobre a TV Digital no Brasil para não se decepcionar com o que lhe promete a propaganda. (leitura sugerida)
Utilize a Mundi
para comparar preços de hotéis e pousadas em João Pessoa.
Ivo Patarra
Em "O Chefe" o jornalista registra passo-a-passo todos os fatos do mensalão. (vale a pena)
 

 

 

 

 

INFRAERO - consulta aos voos on line

 

 

Sítio com os telefones dos Terminais Rodoviários de Passageiros de todo o Brasil

 

 

 

Como cuidar do seu automóvel

 

 

 

Digital Photography Review - tudo sobre equipamentos para fotografia digital

 

 

 

Prgramação diária da TV UFPB

 

 

CORREIOS - rastreamento de objetos

 

 


Prefeitura Municipal de João Pessoa

 


O Sebo Cultural - quem procura encontra