HomePerfil | O que é a homeopatia | Artigos relacionados | Utilidades | Contato

 O que é a Homeopatia

A homeopatia é uma terapia que visa muito mais tratar o doente do que a doença e tem uma visão holística do ser humano. Ou seja, o ser humano deve ser visto como um todo, envolvendo o corpo, a mente, o espírito, a alma, as emoções e o meio ambiente. A homeopatia é considerada uma especialidade terapêutica e não parte da medicina alternativa.

A Homeopatia surgiu em 1796 através do Dr. Samuel Hahnemann, médico alemão, para designar a ciência médica que tem por base a aplicação de uma terapêutica centrada na similitude e nas doses mínimas. A palavra Homeopatia é de origem grega e significa doença semelhante.

Para uma substância ser utilizada no tratamento homeopático, ela deve ter a capacidade de produzir os mesmos sintomas que desejamos curar no paciente, “o que causa uma doença pode também curá-la”. O tratamento homeopático visa estimular o organismo a reagir, promovendo uma reorganização do equilíbrio orgânico.

O tratamento homeopático pode ser rápido e seguro, desde que a medicação seja correta, prescrita na dose ideal, que a pessoa tenha vitalidade para responder por sí mesma aos estímulos específicos do medicamento e os obstáculos da cura sejam afastados.

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de produtos dos três reinos da natureza: vegetal, mineral e animal, segundo técnica própria. Os nomes dos medicamentos são escritos em latim, daí certas pessoas os acharem estranhos.

No Brasil, a Homeopatia foi introduzida em 1840 por Benoit Mure, homeopata francês, domiciliado no Rio de Janeiro. Atualmente temos inúmeros profissionais médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos homeopatas distribuídos por todo o Brasil.

A Homeopatia foi reconhecida no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina em 1980 resolução(1000/80) e pelo Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira em 1990.

 

 

topo da página
Todos os direitos reservados © 2006 - atualizado: Thursday, 11-Dec-2014 14:31
desenvolvido por carlos®oberto

Ed. Central Park - sala 213
Av. Epitácio Pessoa, 753
João Pessoa - PB
Fone (83) 2108-8161
 



Atendimento
SEGUNDA-FEIRA
Tarde
TERÇA-FEIRA
Tarde
QUINTA-FEIRA
Manhã / Tarde

 

OS SINTOMAS

Procure não se censurar ao relatar um sintoma.

Nosso corpo transmite muitas informações que demonstram nossa maneira peculiar de ser.

Um sintoma pode ser estranho, mas pode também ser peculiar a determinados remédios.

Ao médico, é fundamental que você procure relatar todos os sintomas, na melhora ou na piora.

Antes de ir ao consultório, faça um resumo de seus sintomas, de como são e de que modo eles aparecem, melhoram ou pioram.