HomePerfil | O que é a homeopatia | Artigos relacionados | Utilidades | Contato

 Utilidades no tratamento homeopático

Este é um espaço envolvendo ítens importantes que, certamente, devem orientar e otimizar o tratamento homeopático. Servirá, também, como ajuda aos que pretendem um primeiro contato com a homeopatia.

 

O modelo de tratamento homeopático emprega o princípio de cura pela similitude, administrando doses infinitesimais de substâncias que, ao serem experimentadas previamente em indivíduos sadios, apresentaram sintomas semelhantes aos dos indivíduos enfermos. Pra se tornar um medicamento homeopático a substância deve ser experimentada em seres humanos, segundo um protocolo de experimentação patogênica.

A escolha do medicamento deve considerar, sempre, a individualização do paciente. Os seus hábitos, preferências alimentares, temperamento, estado de humor, medos, angústias, etc são peculiaridades que indicarão o medicamento mais adequado para cada paciente. Num grupo de pacientes com o mesmo diagnótisco clínico, provavelmente, cada paciente receberá um medicamente diferente.

A febre não deve levar as mamães ao desespero. Febre é a condição em que o organismo determina um aumento de temperatura do corpo como uma resposta organizada a uma doença ou agressão. A febre é sinal de vitalidade orgânica. Criança sadia é aquela que apresenta temperatura mais elevada quando está com febre. Prova disso é que, com o envelhecimento, a pessoa vai ficando menos sujeita a ter febre. O idoso raramente tem febre e, se ela ocorre, é baixa. O fato é que a maioria dos casos de febre é de curta duração. A febre pode inclusive melhorar a sobrevida, no caso de infecções bacterianas graves.

No estado febril observar:

  • Temperatura - quando a marca dos termômetros ultrapassa os 38ºC, instala-se o pânico. Na avaliação homeopática este valor vale 1, numa escala de 0-10. Portanto, além dela outros terão muita importância. Faça a medição correta da temperatura axilar (D/E), deixando o termômetro por 03 minutos. Faça uma tabela das medidas, anotando-as a cada 03 horas. Espere 60 minutos para iniciar qualquer medicamento. Esta é a hora de observação. Aproveite ao máximo este tempo para realizar observações gerais! Banhos com água morna, compressas frias podem ser utilizados desde que o paciente aceite.
  • Sede - importante, principalmente quando ela está ausente. Caso contrário, observar quanto de líquido o paciente toma e em que intervalos, bem como a temperatura dos mesmos.
  • Transpiração - é preciso observar onde (cabeça, tronco, membros) e como transpira (profusa, escassa, fria, quente) se ela melhora ou piora o estado do(a) paciente, ou aparece ao ceder a febre.
  • Atitudes - sempre anotar as atitudes assumidas durante a febre. Se está agitado, prostrado, posição no leito, onde quer ficar?
  • Sensações - como se apresenta na febre: Sente frio? Sente calor? Quer cobrir-se ou descobrir-se? Tem calafrios? "Bate os dentes/o queixo?”
  • Sono - outro detalhe muito valorizado na visão homeopática, pois a febre pode surgir enquanto dorme. A febre pode causar sonolência também, fazer o(a) paciente dormir profundamente ou apresentar insônia. Aqui podem aparecer os delírios, sintomas de valor incalculável, pois definem o remédio mais apropriado.
  • Vômitos, tonteiras, dores de cabeça - devem ser observados pois ajudam na busca do remédio.
  • Apetite - na maioria das vezes a resposta é: Ausente!! Entretanto, muitas vezes ele está aumentado na febre. Importantes são os desejos e aversões alimentares e a temperatura dos alimentos.
  • Comportamento - é importante observar quais mudanças ocorrem no comportamento da criança durante a febre. Se a criança está chorosa, medrosa, irritada, mandona, sensível, etc. Com esse tipo de informação o Clínico Homeopata poderá proporcionar seguramente um tratamento mais benéfico.

 

 

 

topo da página
Todos os direitos reservados © 2006 - atualizado: Thursday, 11-Dec-2014 14:31
desenvolvido por carlos®oberto

Ed. Central Park - sala 213
Av. Epitácio Pessoa, 753
João Pessoa - PB
Fone (83) 2108-8161
 



Atendimento

SEGUNDA-FEIRA
Tarde
TERÇA-FEIRA
Tarde
QUINTA-FEIRA
Manhã / Tarde

 

Farmácias Homeopáticas em João Pessoa (1)

Ativa
Centro - 3222-4214
Torre - 3224-8720

Dilecta
Centro - 3222-8585

Homeovitae

Centro - 3222-2203
Tambaú - 3247-4950
Bancários - 3235-6463

Terraflora
Centro - 3222-6945

Vitalis
Centro - 3222-4117
Tambaú - 3247-1500

Vita Flora
Cabo Branco - 3226-5959

----
(1) Esta é uma relação retirada do catálogo telefônico local para facilitar o acesso aos medicamentos.

 
Cadastre seu e-mail
para notificações
.